sábado, 15 de novembro de 2014

Jornal Sumaré entrevista o Prof. Fábio Luiz


Esteve conosco em nossos estúdios, o educador guarulhense Fábio Luiz de Souza, professor da rede particular e pública de ensino, nos concedeu uma entrevista aonde pudemos realizar reflexões sobre a educação em nosso país. A entrevista foi realizada pela colunista Edna Maria Ferreira Cândido da Brazilian World. 

Veja agora os principais pontos da entrevista: 



Edna Maria Ferreira Cândido - Qual é a sua formação acadêmica? 
  
Fábio Luiz de Souza - Edna, eu sou formado em História, fiz licenciatura Plena pelo Centro Universitário Metropolitano de Guarulhos. Eu sou pós-graduado também em três áreas: Na área de Psicopedagogia, na área de Ciências Sociais e agora, atualmente, estou concluindo a minha pós-graduação na área de Gestão Escolar.

Edna - Qual é o tempo em que você tem nesse cargo?

Fábio - Eu já estou aproximadamente há dez anos no cargo. Comecei em 2006 e neste ano completo nove anos, mas eu já considero uma década de serviços prestados. 

Edna -  Qual é o tempo dedicado nas atividades pedagógicas?

Fábio - Olha Edna, é difícil a gente precisar um tempo exato, mesmo porque a atividade pedagógica exige muito; mas atualmente eu estou em sala de aula, em contato com os alunos por trinte e duas horas semanais. Ainda nós temos de duas a três horas semanais de atividades pedagógica coletiva entre os professores, que chamamos de ATPCs. Então eu dedico em média umas quarenta horas semanais em atividades pedagógicas: em sala de aula, com os demais colegas e em contato também, com a preparação para poder ministrar essas aulas. 

Edna - Quais os recursos mais utilizados na sua prática pedagógica?

Fábio - Edna, eu acredito que toda aula tem que envolver o aluno, ela tem que extrair o melhor do potencial dos alunos, então eu acredito que as aulas devem ser bem diversificadas e isto envolver a participação dos alunos para que eles tenham contato com o conteúdo, com a disciplina; e para que essa integração ocorra, eu acredito que o professor tem diversificar a sua metodologia, então eu procuro utilizar diferentes ferramentas, porém as que mais utilizo são as audiovisuais, eu gosto de trabalhar muito com novas tecnologias como os tablets, os smartfones e os computadores. Eu também gosto de utilizar muita filmografia para que o aluno de uma forma visual e sonora, ele possa conhecer de uma outra ótica aquele conteúdo que vem sendo transmitido. 

Edna - Como você se atualiza para o exercício do seu cargo?

Fábio - No caso do professor, nós em constante formação. Eu costumo dizer, Edna, que o trabalho do professor não termina agora, no 8.º Semestre, quando vocês se formarem. O trabalho do professor exige atualização, disciplina, muita leitura. Nós temos que estar o tempo todo lendo, procurando novas informações, novos conteúdos, novos métodos, novas tendências pedagógicas. Então, eu me atualizo com bastante leitura e procurando sempre fazer um curso de atualização, seja de extensão ou lato senso. O importante é que o professor esteja em constante atualização e em constante busca pelo conhecimento. 

Edna - Fábio, qual mensagem que você deixaria para os alunos do 8.º Semestre do curso de Pedagogia da Faculdade Sumaré?

Fábio - A mensagem que eu gostaria de deixar é que eu espero que vocês sejam felizes naquilo que vocês escolheram, na profissão que vocês escolheram. Vocês vão encontrar pela frente um caminho árduo, com bastante pedras. Mas também um caminho prazeroso,  um caminho muito gratificante na medida em que vocês vão percebendo que vocês são agentes de transformação social. Vocês vão perceber que na profissão que vocês escolheram, vocês estão formando pessoas, vocês estão formando caráter, vocês estão formando opiniões, vocês estão formando posicionamento, então isto por um lado é prazeroso. Vocês vão encontrar sim, bastante desafios; vocês vão encontrar, sim, bastante pedras no meu caminho; mas eu tenho certeza de que se você realmente ama aquilo que você faz, você vai vencer todos estes desafios, você vai pegar essas pedras e construir um castelo.  De verdade, eu espero que todos vocês sejam, bem-sucedidos e sejam felizes nesta carreira que vocês estão começando agora, porque vocês ainda tem um longo caminho a trilhar pela frente! Que vocês possam sempre manter o olhar em Deus, a fé em Deus e que vocês possam ter sempre a certeza de que estão no caminho certo; esta é a única forma de você conseguir superar todos os obstáculos e vencer todas as dificuldades.

Edna - Fábio, eu quero agradecer a sua entrevista, muito obrigada! E aqui termina a entrevista do Jornal Sumaré...

Fábio - Obrigado Edna, Obrigado pelo convite! Eu deixo meu forte abraço a todos os alunos do 8.º Semestre da Faculdade Sumaré, e eu espero de verdade que um  dia a gente possa se encontrar por ai nas escolas da vida.  


Confira o áudio da entrevista:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale com a Editora

Nome

E-mail *

Mensagem *